Meu desejo em compartilhar essa mensagem com você é para que a verdade que me saltou aos olhos quanto à urgência, atualidade e seriedade do mandato missionário contidas nesse texto bíblico e os que se seguem a partir dele, de alguma forma contribua para ampliar sua visão, fundamentar suas ideias e impulsionar suas ações.
Normalmente quando preguei essa mensagem a iniciava desafiando cada ouvinte com a frase:
JUNTOS ATÉ O FIM!
Esse é o meu desejo e desafio pra você!
“As boas-novas a respeito do Reino serão anunciadas em todo o mundo, para que todas as nações ouçam; então, virá o fim”.Mateus 24.14
I) As boas-novas serão anunciadas!
a. É afirmativo! Jesus não conjecturou nem condicionou. Ele fez uma afirmação: Deus está em Missão e irá cumpri-la conforme já revelado nas Escrituras. A missão será cumprida! (Col. 1.19-20)
b. É imperativo! Deus nos escolheu para cooperar com Ele no cumprimento da sua missão. Deus tem uma igreja para a sua Missão! (2ª Cor. 5.17-20)
"Ou você é um missionário, ou um campo missionário".
John Stott
"Todo cristão ou é um missionário, ou é um impostor".
C.H. Spurgeon
"Cada coração com Cristo é um missionário, e cada coração sem Cristo é um campo missionário”.
Dick Hills
II) Para que todas as nações ouçam!
a. ethnos (gr) – povos, etnias; não se trata apenas de países, mas, de grupos étnicos, ou seja, grupos de pessoas que se identificam como diferentes de outros com base em sua origem, história, língua e crença.
i. De acordo com a ONU, há 196 países no mundo, mas, 17.425 grupos étnicos ou povos. Exemplo: o Paquistão é um país definido por seus limites geográficos, porém, há mais de 400 etnias (povos) dentro de suas fronteiras.ii. Segundo o Joshua Project, 42,5% dos grupos étnicos, ou seja, 7.410 são considerados como PNA’s – Povos Não Alcançados.iii. Um povo é considerado não alcançado se menos de 2% da sua população é cristã evangélica. 3,23 bilhões de pessoas se enquadram nessa categoria (o que equivale a 41,6% da população mundial).iv. Cerca de 3.000 desses povos são PNEs, ou seja, povos não alcançados engajados pelas ações missionárias, o que significa que não há igrejas, não há presença cristã conhecida, não há missionários entre eles, não há estudos ou conhecimento sobre quem são e como alcança-los, não há qualquer tradução da bíblia ou porção bíblica em sua língua!v. 95% dos PNA’s do mundo estão concentrados na faixa do Globo conhecida como Janela 10/40: norte da África, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Ásia Central.vi. Menos de 3% da força missionária da Igreja Cristã de todo o mundo está entre os PNA’s.
b. O mandato missionário é para todo cristão, e ele consiste em fazer discípulos de todas as nações (etnos), e não apenas do meu bairro, da minha cidade ou da minha etnia/povo.
c. Atos 1.8 afirma a simultaneidade do cumprimento da missão: tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
d. Todo cristão somente terá cumprido a missão se estiver fazendo discípulos, e a abrangência dessa missão vai do outro lado da rua até o outro lado do mundo.
e. Mas, como um cristão pode fazer discípulos nesse nível de comprometimento?
i. Sendo missional onde está!
· Minha vocação adora a Deus e sinaliza seu Reino!· Meu testemunho revela Cristo e intriga (provoca interesse) nas pessoas com quem convivo!· Aproveito as oportunidades para anunciar as boas novas em Cristo!
ii. Discipulando os alcançados para que se tornem imitadores de Cristo, sal e luz do mundo, comprometidos com a Missão de Deus!iii. Orando intencionalmente pela salvação de outros: familiares, amigos, bairro, cidade, país e povos não alcançados!iv. Indo aonde Cristo não foi anunciado ainda que a curto prazo!v. Investindo para que outros possam ir onde eu não irei para que Cristo seja anunciado!vi. Mobilizando outros para que orem, vão e invistam!
III) Então, virá o fim!
A missão só será cumprida na sua totalidade quando fizermos discípulos de TODAS AS NAÇÕES!
a. O que já sabemos sobre o fim?
i. Sabemos que a missão será cumprida! O fim é uma certeza, não uma possibilidade!ii. Sabemos que a missão é de Deus, não da Igreja! Logo, nenhum dos seus propósitos será frustrado. Ele é o maior interessado e o protagonista da Missão: ela será cumprida porque Deus está trabalhando; ele não dorme, nem cochila!iii. Sabemos que Deus escolheu um povo e lhe confiou o ministério da reconciliação de todas as coisas com Ele mesmo através de Cristo, e que esse povo somos nós: a Igreja!
b. Do que se trata o fim?
i. Se trata se eu estou obedecendo ao chamado, e não se fui chamado!ii. Se trata se estou fazendo discípulos: indo, batizando, discipulando, orando, investindo e mobilizando.iii. Se trata da minha decisão em aceitar o convite de Deus para cooperar com Ele na sua Missão!iv. Não se trata se a tarefa será cumprida, nem quando ela será concluída, mas, se seremos achados pelo Senhor como bons mordomos, servos bons e fiéis, bons despenseiros da sua multiforme graça!v. Escatologia não se trata de sinais e maravilhas, mas, do cumprimento da Missão de Deus no Mundo!
c. As verdades sobre o fim!
i. Os povos serão alcançados!
· Hoje há PNA’s. No fim, não!
ii. A missão será cumprida!
· Haverá um novo céu e uma nova terra!
iii. O fim virá!
· A palavra criadora que se sacrificou para restaurar, voltará e julgará a cada um de nós, grandes e pequenos, segundo nosso envolvimento na sua obra!
d. O que deveríamos perguntar sobre o fim?
i. Estou fazendo parte disso? Estou envolvido?ii. Estou sendo fiel ao Senhor? Estou comprometido?iii. A Igreja está fazendo discípulos de todas as Nações ou apenas prestando serviços religiosos às pessoas do seu bairro?
IV) CONCLUSÃO
O Deus TODO poderoso escolheu a igreja TODA
para que TODO o seu Evangelho alcance TODAS as Nações!
a. O chamado é para todos!
i. Todas as vocações!ii. Em todas as esferas da sociedade!
b. O envolvimento deve ser de todos os cristãos!
i. Ser missional é identificar-se com Cristo em sua Missão!ii. Ser missionário é cooperar com Cristo na tarefa missionária!
c. O compromisso deve ser total!
i. Em todas as áreas da minha vida: não há vida secular!
ii. Indo, discipulando, orando, investindo e mobilizando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário